Tipo de Projeto: Minidev, a menina que deseja programar

Livro Infantil

Minidev, a menina que deseja programar

Eu sempre tive o sonho de escrever um livro. Apaixonada por eles desde a infância, materializar as ideias em palavras tem uma importância gigantesca no meu dia a dia.

Os diários fazem parte da minha rotina desde a infância. E os livros, seja no kindle, no tablet ou papel, vivem espalhados pelos cômodos da minha casa, como decoração, inspiração e fonte de conhecimento.

Compartilho neste artigo como foi o processo criativo da escrita do meu primeiro livro infantil. Um sonho que, minuciosamente e aos poucos, materializou-se.

Mais Meninas na Tecnologia, aulas e sonhos

Desde que comecei a dar aulas de programação para crianças no projeto Mais Meninas na Tecnologia, na qual iniciei em 2020, o sonho ficou ainda mais latente no meu peito. Afinal, ter um livro como base para as aulas seria muito importante no sentindo de contextualizá-las, de maneira lúdica, sobre os conteúdos de programação, matemática, ciências e física.

Até que a super ilustradora Carol Ohara topou o desafio comigo, a Prefeitura de São Paulo me financiou por meio do programa VAI, e iniciamos juntas o processo de desenvolvimento do livro infantil sobre a Minidev, personagem principal do aplicativo que desenvolvi durante o meu mestrado em tecnologias da informação.

Sem mais delongas, finalmente, cheguei nos primeiros trechos do tão sonhado livro da Minidev: a menina que deseja programar:

“A criatividade sempre foi importante
É possível imaginar dinossauros e borboletas falantes
Bicicletas mirabolantes
E até robôs de diamantes

Sei lá, um brigadeiro sabor de refrigerante
Ou até mesmo naves rodopiantes
Computadores deslizantes
E números cintilantes

continua […]”

Distribuição do livro para alunas

A alunas do Espaço Cultural do Damasceno e do Espaço Ao Máximo já receberam um exemplar para chamar de seu. A obra foi escrita ao longo das oficinas que aconteceram em 2023, ou seja, foi uma inspiração quase intrínseca para que fosse materializado. Realizamos também uma oficina com o livro para que a narrativa estivesse presente no dia a dia das alunas, como referência para criatividade.

Em breve disponibilizaremos a obra física e versão e-book à venda 🙂